quarta-feira, abril 12, 2017

Morfologia do E4 Lovejoy

 
 
Sobre uma das das integrações do cometa C/2017 E4 Lovejoy de 5 abril aplicámos o filtro Larson-Sekanina no intuito de poder revelar a possível existência de jatos laterais no falso núcleo que fizessem inclusivamente rodar o cometa dando-lhe aquilo, que na devida altura ao publicarmos a imagem, referirmos ter o aspeto de "cabeça de louva-a-deus".
 O filtro Larson-Sekanina do software Astroart é um algoritmo que permite detetar gradientes direcionais de brilho em qualquer direção pela simples transformação de coordenadas polares que neste caso fizemos centrar no falso núcleo do cometa.
Deste modo pensamos ter revelado as diferenças de brilho "escondidas" dentro da cabeleira do cometa e a existência de dois jatos simétricos que as imagens mostram na composição elaborada. A primeira pensamos que poderá mesmo mostrar, por aplicação de gradientes, a possível origem dos jatos eruptivos. Já a segunda imagem a cores revela um pouco as várias camadas da estrutura da cabeleira cometária sem perder a simetria dos jatos.
Nas imagens, a aplicação deste filtro também evidenciou alguns artefactos introduzidos por defeitos ou sujidades no sensor.
 
 
 

Sem comentários: