quarta-feira, março 01, 2017

De novo o 41P Tuttle e uma noite com Luas e Planetas


Na noite de 28 de fevereiro e antes que as nuvens tapassem todo o céu vindas de NW mantinha-se limpo o setor Este onde circulava o cometa 41 Tuttle Giacobini Kresak do qual fizemos a imagem.
O cometa apresentava-se com uma cabeleira extensa e esverdeada e nesta imagem queremos sobretudo chamar a atenção para repararem na estrela de azul intenso no canto inferior direito que são afinal duas estrelas (um falso binário) com uma separação angular de 51", nomeadamente a GSC1966:1063 de 13,4 magnitude e a outra do catálogo UCAC 2.0 STAR com 13,25 magnitude.
O mesmo se passa com outra estrela de coloração azul no canto superior direito que também são afinal duas estrelas com uma separação angular de 29", nomeadamente a GSC 1966:775 com 13,6 magnitude e uma outra do catálogo UCAC 2.0 STAR referencia 814594491 com 13,34 magnitude.

Interessante também o pormenor que o sensor CMOS consegue revelar quando os balanço de brancos e negros está devidamente calibrado e quando a estrela que escolhemos para o calibrar é uma estrela próxima da categoria do nosso Sol.

Entretanto e na vá tentativa de apanharmos o cometa 2P Encke que já se encontrava muito baixo no horizonte leste e quando a nebulosidade começava a apertar e a comprometer qualquer possibilidade de fazer boas imagens, resolvemos ver o planeta Úrano rodeado de luas, o planeta Vénus e a nossa própria Lua em "Croissant de Lune"  muito fino.
Fizemos então esta composição fotográfica de modo a englobar todas as imagens.


Sem comentários: