quarta-feira, maio 14, 2014

Cometas em alta

Na noite de 13 de maio realizámos imagens do cometa K1 Panstarrs que cruzava a constelação da Ursa Maior com um brilho crescente rondando a magnitude visual de 8,3.
Apesar da Lua estar na sua fase Cheia e da poluição luminosa de Ponta Delgada, dava para perceber o aumento de brilho do cometa e de uma Cabeleira bastante extensa com um Falso Núcleo "starlike".
O mosaico aqui presente resulta da integração de imagens de 35x40 segundos obtidas com um Celestron 203mm a f/10 e uma Canon 350d modificada e com filtro clip system CLS. Software de pré-tratamento Íris com masters Offset, Dark e Flat.

 
Outro cometa também a transitar na mesma constelação era o 209P/Linear com uma magnitude muito débil e do qual foi possível registar apenas um falso núcleo muito brilhante. Este cometa gerou um vasto campo de partículas no espaço que o nosso planeta irá atravessar na manhã do próximo dia 24, entre as 6:00 e as 7:30 horas, e que deverá apresentar um ZHR (Zenital Hourly Rate) bastante elevada, sendo que alguns esperam uma autêntica tempestade de meteoritos (entre 100 a 4000 por hora). Fenómeno idêntico àquele presenciado por nós em novembro de 1998 com as Leónidas.
Na imagem é visível uma galáxia longínqua (PGC) com magnitude perto de 17.
 
 
Apresentamos também um mapa da zona do céu onde se situava o cometa e gerado pelo SkyMap pro e que mostra a exata posição do cometa 209P/Linear.
 
 
 

Sem comentários: