segunda-feira, outubro 28, 2013

Um Máximo Solar tardio

 
O Sol finalmente apresenta desde meados deste mês uma atividade digna da fase de Máximo Solar.
Desde o dia 25 de outubro produziu 3 fulgurações da classe X, sendo que a ultima foi esta madrugada pela RA 1875 presentemente a rodar no limbo oeste. Outros grupos de manchas solares apareceram a leste, apresentando a 1882 uma complexidade magnética muito alta, tipo beta-gama-delta, Ekc, que poderá levar nas próximas horas ao surgimento de outras fenómenos fulgurativos.
 
Pelas 15:15 UTC uma nova fulguração classe M, era registada na Região Ativa 1982 da qual tivemos a oportunidade de a ver em H-alfa já na sua fase de dissipação como dois veios intensamente luminosos. Em todo o caso o ultimo registo que fizemos deste grupo de manchas solares tinha sido uma hora antes e já era visível na luz branca a existência de pontos e veios luminosos, naquilo que eram os fenómenos antecipativos do "flare". Aqui fica o registo com a imagem devidamente anotada.
 
 
Um dos efeitos das Fulgurações e das Ejeções de Massa Coronal são as desconeções ou roturas provocadas nas caudas dos cometas que se aproximam do Sol, neste momento o Ison e o Lovejoy.
 
 

Sem comentários: