sábado, outubro 05, 2013

Madrugada com 3 cometas


Na madrugada de 4 de outubro fizemos um conjunto de fotografias do cometa ISON que de acordo com alguns estaria a fragmentar-se e nunca viria a ser um cometa visível a olho-nu em novembro deste ano. Pelo contrário o ISON aparece com uma extensa cauda e uma cabeleira muito brilhante.Tanto o Observatório Lowell através de Mattehew Knight  bem como as previsõe de Meech et al`s confirmam esta atvidade em crescendo do ISON. Em todo o caso o telescópio Hubble fará para a semana outras observações que confirmaram ou não a existência de fragmentos do ISON e se o cometa estará “a morrer”.

 
 
Para além do ISON aparecem no mesmo quadrante do céu outros dois cometas dos quais fizemos dois conjuntos de fotografias. O cometa C/2013 R1 Lovejoy descoberto pelo astrónomo amador Terry Lovejoy e que apresenta um núcleo e uma cabeleira muito brilhante mas com uma cauda reduzida. Outro cometa é o 2P/Encke com um brilho menos evidente com um núcleo pontual mas com uma vasta cabeleira esverdeada devido provavelmente á presença de cianogénio.
 
 
Três cometas com morfologias diferentes que na segunda semana de novembro poderão ser vistos com um pequeno telescópio ou mesmo com binóculos no caso do ISON e do Lovejoy.
 
 
A acompanhar a imagem do 2P Encke vai um mapa estelar da mesma zona do céu simulada com o Sky Map Pro e mostrando a posição exata do cometa, para que não haja dúvidas. 
 s

Sem comentários: