domingo, junho 03, 2012

Palestra no OASA: os trânsitos de Vénus


No próximo dia 05 de junho, o Observatório Astronómico de Santana – Açores (OASA) irá abrir na noite em que acontece o último trânsito de Vénus do século XXI, apesar de este não ser visível nos Açores. Todos os que nos visitarem poderão par...ticipar numa palestra, acompanhar o fenómeno através de uma transmissão digital e ainda participar numa observação noturna.

Nesta noite, a partir das 21h00, quem visitar o OASA poderá participar numa palestra a cargo de João Porto, astrónomo amador que explicará tudo sobre os trânsitos de Vénus e, especialmente, sobre o anterior trânsito de 8 de junho de 2004, o qual acompanhou e registou dados para uma rede mundial lançada pelo European South Observatory (ESO).

A partir das 22h00, no momento em que se inicia este raro fenómeno astronómico, iremos projetar a transmissão do fenómeno, a partir do Pacífico. E teremos, claro uma pequena observação noturna para todos os presentes.

Caso não possa deslocar-se ao OASA, pode ver, através da página do OASA, a transmissão, em direto, da palestra e do trânsito de Vénus.


Saber mais ...

Sem comentários: