quarta-feira, maio 23, 2012

WETA 2012 de 25 a 27 de Maio

No Centro de Ciência de Angra do Heroísmo

Depois de um intenso fim-de-semana em torno das técnicas de astrofotografia webcam e DSLR com um naipe de participantes muito interessados, aqui ficam algumas fotos a documentarem o evento.
Foram explorados os temas da operação com montagens goto, técnicas e procedimentos de utilização de webcams e DSLR`s e pré-processamento de imagens com software Iris e RegiStax.


Na foto, da esquerda para a direita: Paulo Pereira, Miguel Tavarela, Valentina Santos, Maria João e Carlos Leal.

Como colocar em estação uma montagem goto (EQ5 com um SkyWatcher 150mm) e operação com webcam e DSLR
O apoio do Observatório Astronómico de Santana Açores (OASA) foi imprescindivel na concretização deste evento, tendo sido colocados dois equipamentos no CCAH.


Duas exposições fizeram parte deste WETA, uma sobre webcams e a outra versando o tema das câmaras reflex para astronomia.




O processamento de imagens foi feito com os software Iris e RegiStax v5 e com imagens planetárias e de céu profundo. A explanação era controlada centralmente pelo formador e projectada num écran e numa TV onde os participantes podiam acompanhar passo-a-passo as diversas etapas.

O Centro de Ciência de Anhra do Heroísmo dispõe de recursos informáticos e de apoio á formação de grande nível bem como de uma equipa de técnicos(as) muito dinâmicos(as)

Imagens resultantes dos processamentos (Horse Head Nebula e Júpiter)


Sem comentários: