quarta-feira, junho 01, 2011

O fim-do-mundo e o cometa Elenin

Descoberto pelo russo Leonid Elenin do Keldysh Institute of Applied Mathematics de Moscovo, o cometa C/2010 X1 Elenin tem sido dos cometas de longo período mais observados (estima-se em mais de 1300 imagens ccd) e baladados dos últimos tempos devido ao facto de em Outubro passar mais perto do nosso planeta, a cerca de 35.000.000 quilómetros, com uma magnitude visual prevista de 4.0, o que o tornará acessível a binóculos e pequenos telescópios. Assim em meados de Outubro quando estiver entre o Sol e a Terra a sua cauda de poeiras e gelo atravessada pela luz solar deverá constiruir um belo espectáculo a olho nu e que se manterá até meados de Novembro.


Entretanto as teorias catastrofistas e da teoria da conspiração tem neste cometa um objecto preferido que vem confirmar todas as previsões do fim-do-mundo, inclusive como o causador do maremoto japonês e dos sismos que tem abalado o mundo ultimamente.

Ver mais notícias em http://spaceobs.org/en/tag/c2010-x1-elenin/


A imagem aqui presente foi obtida na noite de 30 de Maio que apresentava grande turbulencia atmosférica em altitude. Resulta da integração de 8x45 segundos com uma Canon 350D modificada e com filtro CLS com um Celestrom 203mm a f/10. Inseriu-se um mapa da região do céu com a localização provável do cometa para melhorar a sua identificação já que as condições não eram as melhores para astrofotografia. 

Sem comentários: