sábado, maio 07, 2011

Astronomia "á la minute" com a SN2011by

Serão de 6 de Maio. O céu surge com uma "aberta" com uma brisa ligeira soprando de NW e prometendo algumas horas de estabilidade atmosférica para uma pequena sessão observacional e de astrofotografia.
Montámos o equipamento e a meio da sessão a estação de energia começou a falhar e a induzir arrastamento no acompanhamento da deriva estelar. A poluição luminosa de repente aumenta ssustadoramente com um vizinho a acender um potente foco de luz no seu quintal para iniciar uma sessão de bricolage. Não haja dúvida ...a Lei de Murphy está em alta.
O resultado é o que apresentamos com a galáxia NGC3972 deslocada junto ao bordo superior mas permitindo ainda ver a Supernova 2011by.


No campo inferior situam-se outras galáxias de valor de magnitude muito alto. Em todo o caso foi uma sessão inesperadamente curta com muito ruído electrónico á mistura e com uma estação de energia claudicante que não nos permitiu centrar no campo do cmos o nosso objectivo.


Apresentamos também o campo estelar simulado pelo SkyMap pro 11 de modo a dar uma ideia mais concreta do que pretendíamos.


Como os astrónomos amadores são persistentes voltaremos á carga logo que for possível.

Sem comentários: