sábado, maio 22, 2010

De 21 a 23 de Maio: observações astronómicas

Finalmente as condições climatéricas melhoraram um pouco, o necessário para ser possível fazer alguma astrofotografia.
Seguimos a evolução do cometa periódico C/2009 k5 McNaught, descoberto por Rob McNaught.A sua posição actual como objecto astronómico circumpolar facilita muito a obtenção de imagens com maiores tempos de exposição. Assim fizemos 12 minutos para obter as imagens aqui presentes, uma como resultado de smediana centrada no pseudo núcleo do cometa e outra centrada no campo estelar.A magnitude visual estimada deste cometa é de 9.5, tornando-se visível com um pequeno telescópio.





Outro objecto, predilecto dos astrofotógrafos, é a M13 na constelação de Hercules. A imagem resulta da adição de 13 imagens com 45 segundos cada. Devido á turbulência atmosférica presente e á constante passagem de nuvens baixas, não era possível aumentar os tempos de exposição ou obter melhor resolução.



Já pelas 23:30, hora local, fizemos uma curta sequência de imagens da M57 na constelação da Lira, dado que as condições atmosféricas pioravam de minuto para minuto. Apenas fizemos a imagem aqui reproduzida com algum ruído de fundo e que é o resultado da integração de 280 segundos de exposição.
Todas as imagens foram obtidas com um Celestron 203mm a f/10 com uma Canon 350D desfiltrada com a adição de um filtro CLS da Astronomik (clip system).



Outro objecto astronómico,já célebre desde 2004 quando foi visitado pela sonda Stardust, que recolheu e trouxe para o nosso planeta, amostras em 2006, é o cometa 81P/Wild, descoberto por Paul Wild em 6 de Janeiro de 1978, e que agora apresenta-se na constelação da Virgem com uma magnitude visual 10.0 até Julho deste ano. Poderá também ser visto com um pequeno telescópio.
A imagem é o resultado de smedian de 22 imagens de 40 segundos cada com o software Irís.



2 Pallas, um asteroíde com perfil de protoplaneta (é maior do que Plutão - 3308km <> 2390km diâmetro), apresenta uma variação de magnitude muito significativa que pode ir de 8.0 a 10.6, podendo atingir os 6.4 em raras oposições perihélicas. Em 2014 irá brilhar com magnitude de 6.96 tornando-se visível á vista desarmada.
Esta variação deve-se a uma evolução termal da sua superfície composta de materiais ricos em água que confere a este protoplaneta potencialidades para crescer. Foi impactado no passado produzindo "estilhaços" que ainda o orbitam e são conhecidos por objectos da "família Pallas".
A imagem resulta de uma simples exposição de 30 segundos a 1600ISO.



Actividade Solar: já no fim de tarde do dia 22 de Maio, fizemos uma observação solar com um ETX90EC dotado de um filtro 1000 Oaks+, tendo obtido esta imagem que mostra a presença de uma Região Activa denominada 1072 e composta por um grupo de manchas solares situadas no meridiano central e no hemisfério sul com uma configuração magnética bipolar do tipo Dao.
As zonas escuras á direita na imagem são árvores.



Pormenor do grupo de manchas solares a 23 de Maio:

Sem comentários: