segunda-feira, março 29, 2010

Um exemplo de colaboração entre profissionais e amadores. SN1999bw: Uma Supernova que dá que falar 11 anos depois



Em 15 de Março de 2010 recebíamos um e-mail de Andrea Pastorello, investigadora na Universidade de Belfast e astrónoma profissional, solicitando as imagens originais da SN1999bw obtidas em 12 de Abril de 1999, em Ponta Delgada, por mim e pelo Juan Gonçalves, consideradas na altura como imagens de pré-descoberta, dado que o Observatório LOSS antecipou-se em dar a notícia da sua descoberta com imagens feitas posteriormente ás nossas.
Com o estrito propósito de serem utilizadas num trabalho de pesquisa dos fenómenos eruptivos próprios das Variáveis Luminosas Brilhantes (LBV) a levar a cabo por Andrea Pastorello, solicitei ao Juan Gonçalves essas imagens que havia perdido pelo facto de as ter deixado gravadas em disquetes e que passados estes 12 anos, deixaram pura e simplesmente de funcionar.
O Juan Gonçalves que imediatamente se prontificou a fornecer as imagens originais, em formato fits, anexou ainda uma actualização em fotometria e astrometria desta supernova com base no GSC , USNO SA2.0 e no software astroart 2.0.
.
Aqui ficam os teores dos e-mails de Andrea Pastorello a quem desejamos um bom trabalho e do qual ficamos a aguardar resultados (já prometidos).
“Dear Joao,
I'm an astronomer working at the Queen's University of Belfast.
I'm interested in recovering information on SN 1999bw. I noted that you
images the SN before discovery. Is it possible to analyse your original
fits image? Your observation is potentially important to study the rising
phase of this class of transients....

Many thanks
with best regards
Andrea Pastorello
Hi, João
you are very kind.

I don't think that 1999bw was a real SN, but probably it was an
unusual variable star (possibly an LBV eruption). This is the reason why
I'm interested in studying this object.

many thanks"

Sem comentários: