quinta-feira, setembro 10, 2009

Para a História da Radioastronomia nos Açores


Em 2003 a Comissão Instaladora do OASA (Observatório Astronómico de Santana Açores) esteve na base da elaboração de um projecto promissor na área da radioastronomia com a colaboração do Jodrell Bank (PHD John Ponsbee) e da Universidade do Porto (Prof. Dr. António Magalhães) e ainda da Portugal Telecom, e que deveria ter sido apoiado financeiramente por uma proposta de candidatura à União Europeia—Fundos Comunitários.
Aqui fica uma fotografia dessa altura com António Magalhães e John Ponsbee quando da sua deslocação a São Miguel para fazerem o levantamento radioeléctrico da ilha e averiguarem da possibilidade da conversão das antenas parabólicas do Charco da Madeira, propriedade da PT, para instalação de um Maser.
Este Maser pertencia ao John Ponsbee que o disponibilizaria para a sua colocação na antena maior. Segundo os Japoneses da Mitshubishi (fornecedores da antena, e que foram consultados por nós) a antena maior era perfeitamente adaptável à radioastronomia.Todo o apoio técnico relativo á manutenção das antenas deveria ser dado pelos técnicos da PT e seria estabelecido protocolo com a rede europeia.
Numa primeira abordagem este centro de radioastronomia a ser gerido pelo OASA faria estudos da emissão rádio do centro galáctico e disponibilizaria visitas de estudo a escolas.
Mais informação...

Sem comentários: