segunda-feira, setembro 28, 2009

O Expolab e Astronomia





No dia 25 estivemos no Expolab na Lagoa onde durante 3 horas orientámos uma sessão de observação astronómica no terraço do amplo edifício que albergava diversas exposições, entre as quais "O Trilho da Vida" ( na nossa opinião pecando por uma informação muito densa e pouco descodificada), o Planetário Digital portátil do OASA com sessões contínuas e ainda uma exposição sobre minerais e fosseis do OVGA.
A noite foi preenchida com a presença de muita gente interessada em confirmar o que acabava de ver no Planetário. Dois telescópios apontavam para a Lua e para Júpiter e outro fazia um vai-vem entre o enxame estelar globular M13 e a nebulosa planetária M27 nas constelações de Hércules e da Lira, documentando respectivamente acontecimentos na nossa galáxia, nomeadamente a colisão desta com outras e a explosão de uma estrela no seu fim de vida. Sobretudo estes dois objectos despertaram a curiosidade e causaram espanto entre todos os observadores.
A noite não era das melhores com muita neblina mas com abertas que aproveitavamos para ir mostrando o que era possível. Aqui ficam algumas imagens desta noite.



Sem comentários: