quarta-feira, julho 22, 2009

Astronomia em Ponta Delgada


Imagem do Telescópio Keck em infravermelho mostrando o impacto em Júpiter do dia 19 deste mês.


ASTRONOMIA NO VERÃO Observações astronómicas em Ponta Delgada
Este Sábado, Com os Olhos no Céu, poderá descobrir alguns mistérios do nosso Universo na companhia de astrónomos amadores, bastando para tal deslocar-se às Portas do Mar pelas 22h.

Nesta noite de 25 de Julho, os astrónomos amadores proporcionam a todos os interessados uma viagem pelo céu com a ajuda de telescópios. O local escolhido é as Portas do Mar em Ponta Delgada. A sessão de observação terá início pelas 22h e prolongar-se-á até cerca da meia-noite.

A actividade Com os olhos no céu é organizada pela Universidade dos Açores e conta com a colaboração de diversos astrónomos amadores e professores do ensino secundário. Esta iniciativa irá estender-se a várias ilhas do arquipélago durante este Verão e está integrada no projecto educativo Astronomia no Verão, da responsabilidade da Agência Nacional Ciência Viva. Este ano celebra-se o Ano Internacional da Astronomia (AIA 2009) e os 400 anos das primeiras observações de Galileu que mudaram a nossa concepção do mundo. O AIA2009 é coordenado em Portugal pela Sociedade Portuguesa de Astronomia, com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia, da Agência Nacional Ciência Viva, do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e da Fundação Calouste Gulbenkian.

Sem comentários: