sexta-feira, maio 29, 2009

Noite de astronomia com café


Ontem dia 28 de Maio estive acompanhado pela Dra. Márcia Oliveira e pelo pintor Gilberto Silva numa concorridíssima sessão de astronomia no Hotel Talismã em Ponta Delgada e realizada para 74 pessoas ligadas ao Clube Nespresso (portugueses, espanhois e franceses). Esta iniciativa da Nespresso contou com a nossa colaboração a pedido da mesma e foi uma prova de fogo á criatividade da equipe pois a noite revelou-se chuvosa e encoberta. Desdobrámo-nos em palestras (eu e a Márcia) enquanto o gilberto executava uma aguarela ao vivo e enquadrada no tema.
A intenção primária do grupo da Nespresso era visitar o Observatório Astronómico de Santana na Ribeira Grande, mas devido á falta de disponibilidade da instituição foi-nos endereçado pela Direcção Regional da Ciência e Tecnologia um convite para esta realização no próprio hotel.
Este workshop improvisado contou com um dobsoniano de 8 polegadas no terraço do hotel e uma apresentação em powerpoint no salão do rés-do-chão para além de todo o material do Gilberto para a sua sessão de pintura ao vivo.
No final foi oferecido ao grupo um quadro da autoria do Gilberto Silva e dossiers individuais elaborados pela Márcia com os conteúdos da sua intervenção.
Uma noite muito agradável e radicalmente diferente das noites micaelenses e que vem provar que o turismo de natureza científica tem ainda muito que se lhe diga.
De resto aconselha-se vivamente o café e as máquinas Nespresso assim como o convívio com as "suas estrelas".

Sem comentários: