quinta-feira, julho 03, 2008

Inauguração do Observatório de Fronteira pelo Presidente da Républica




Observatório astronómico de Fronteira foi inaugurado sexta-feira (4 de Julho)


Um observatório astronómico, equipado com “tecnologia de ponta”, foi inaugurado sexta-feira em Fronteira (Portalegre), após um investimento superior a dois milhões de euros.
“O Observatório Astronómico de Fronteira, um projecto emblemático da autarquia da Ribeira Grande (Fronteira), é considerado como o mais moderno do país e aquele que possui a maior capacidade técnica para os estudiosos do sector".

Equipado com tecnologia de ponta para executar fotografias de “qualidade superior” ao espaço astral, este equipamento está inserido num projecto de implementação de um parque de ciências no concelho, que o município pretende concluir a 'curto prazo”, explicou Pedro Lancha. O observatório astronómico possui ainda, entre outras valências, uma sala de leitura, espaço para pernoita e uma biblioteca.

A Universidade de Ciências do Porto, Universidade de Évora e a Universidade Nova (Lisboa) são, numa primeira fase, algumas das entidades académicas envolvidas neste projecto. “Neste momento, o observatório já está em acção porque temos no terreno uma equipa de estudiosos a elaborar um trabalho sobre o Sol e a tentar descobrir, através de várias pesquisas, novos planetas”, acrescentou.



O município de Fronteira investiu já mais de dois milhões de euros, cerca de 75 por cento da verba disponibilizada para o projecto, que conta com o apoio de fundos europeus. “Necessitamos, neste momento, de 500 mil euros, ou seja, de 25 por cento do investimento do projecto global, para concluirmos o parque de ciências”, explicou.



Apenas uma pergunta: para quando a inauguração do Observatório Astronómico de Santana na Ribeira Grande ????

in "Ciência Hoje"

2 comentários:

Anónimo disse...

What a great moment of reading blogs.

Anónimo disse...

I could give my own opinion with your topic that is not boring for me.