segunda-feira, julho 21, 2008

A chegada à Lua


Ontem fez anos que a Apollo 11 foi a primeira missão tripulada a pousar na Lua, e o seu comandante — o astronauta Neil Armstrong — o primeiro ser humano a pisar no solo lunar. A frase dita por ele, ao pisar na Lua em 20 de julho de 1969, tornou-se uma das frases mais célebres do século XX:

"Este é um pequeno passo para um homem, mas um salto gigantesco para a humanidade"

Tinha eu 14 anos de idade, passava férias na casa de campo de meus pais no Porto Martins, ilha Terceira. Lembro-me de passar a noite na compainha de meu pai(responsável técnico na altura pela estação americana de telecomunicações dos Cinco Picos) e vizinhos, a ver a transmissão em directo pela televisão americana Lages Field Azores. Vibrei a cada passo e marcou-me a emoção de assistir ao pulo do Neil Armstrong da escada para o solo lunar.Depois foi a ansiedade de ver o módulo descolar da Lua no seu retorno ao nosso planeta.
Nunca me hei-de esquecer, quando me levantei pelas oito da manhã, depois de mal ter dormido, excitado pelo acontecimento,apressadamente fui dar a notícia a minha Bisavó Maria Palmira Pereira Porto, já com os seus 95 anos de idade, e que em resposta logo me atirou à cara: "andas a ver fitas a mais !"
No mesmo dia comentando o sucedido com um antigo pescador - o tio Zé Pereira, que enrolava pacientemente tabaco picado numa folha de milho (não morreu de cancro com 97 anos !!), - com um longo olhar de desdém para a Lua em Quarto Crescente, me disse: "oh menino, e agora que a Lua é só metade, pra onde foram parar os seus astronautas ?". Achei como mais conveniente, deixar o tio Zé Pereira ter razão no seu comentário. Tio Zé Pereira era tido como velho lobo do mar que tinha longas conversas , ao fim da tarde, com Vitorino Nemésio, sentados na "venda".

No ano seguinte construí um refractor de 80mm com um conjunto de lentes subtraídas a um velho rectroprojector. Montado num suporte alta-azimutal também da minha autoria, passaria os quase três meses de férias (as então conhecidas "férias grandes") a observar o sistema galileano e a Lua. A minha primeira observação do céu profundo foi para as Pleíades e para a galáxia de Andrómeda. "Fazer" Astronomia nesse tempo era algo de muito difícil e quase impossível de imaginar para as gerações de hoje.

Belos tempos !

Sem comentários: