quarta-feira, outubro 03, 2007

O legado da última Direcção

Depois de sete anos, O Observatório Astronómico de Santana Açores, encontra-se no estado miserável que as imagens documentam, resultado da gestão danosa da última direcção.

Porta arrombada, erva da altura de um homem, portão derrubado, rachas e infiltrações de água e acesso cortado pelo clube de tiro, são apenas alguns "pormenores" com que a Direcção Regional da Ciência e Tecnologia, terá que solucionar agora, quando o poderia ter feito atempadamente de forma mais correcta e evitando este desastre actual.


Uma das últimas cúpulas montadas por Jean Sague da INACO. Viria a morrer meses depois em França, em acidente de viação, no acto de entrega de mais uma cúpula.



No país, observatórios como este (e este é um dos maiores !) são estimados e geridos cuidadosamente pelas autarquias (Câmaras Municipais) que fazem parceria com a Agência Ciência Viva e com associações de astrónomos amadores, no sentido de os dinamizar.
Esperamos que os exemplos nacionais sirvam de alguma coisa e que a sua recuperação venha a tempo e horas das comemorações do Ano Internacional da Astronomia e do Ano Heliofísico Internacional, já que os 50 Anos de Exploração Espacial (4 de Outubro de 2007), o viram de costas virado para o público e nesta deplorável condição.

Sem comentários: