quinta-feira, julho 20, 2006

Mais um bom exemplo amador


Novo 'Observatório de Ribeira Grande' no concelho de Fronteira, Alto Alentejo.
Trata-se do maior observatório amador público que entrará em funcionamento no final de 2006.
Com o grande objectivo de promover a astronomia e actividades relacionadas numa região privilegiada pela qualidade de céu nocturno.

O observatório irá incluir diverso equipamento do qual se destaca:
-
Montagem Paramount ME da Software Bisque
-
Celestron C14 OTA
- Câmaras SBIG, Espectrografo, óptica adaptativa etc..

O sítio para além de ter uma qualidade inexcedível de céu nocturno possui uma paisagem soberba.No sopé do monte passa o rio, local onde se pode tomar banho ou nadar, e que possui actividades como um 'campo' de pólo aquático.
Dispõe ainda de um restaurante que pode fornecer refeições e todo o apoio logístico aos visitantes.Não está visível nas fotografias mas existe mais abaixo do observatório piscinas públicas.

Um local ideal para uma festa de Astronomia, com todo o apoio necessário nas imediações.
A estrutura da obra foi desenhada em colaboração com o CAUP (Centro de Astrofísica da Universidade do Porto) e Câmara Municipal de Fronteira.

Os dados estão lançados, o material é de excelente qualidade, os tubos ópticos são de grande abertura, as câmaras digitais são extremamente sensíveis, o local do observatório para além de ser privilegiado pela qualidade de céu nocturno possui uma paisagem soberba, todos os condimentos estão reunidos para que o observatório de Ribeira Grande - Fronteira seja um sucesso.

Aqui nos Açores, o projecto OASA – Observatório Astronómico de Santana, continua com as portas fechadas ao público depois de ter sofrido uma péssima gestão pela sua última direcção (presidida por João Cabral), que o levou á falência. Outros dizem ser um projecto “megalómano” como se promover a divulgação da ciência (neste caso astronomia) junto a milhares de pessoas, alunos das escolas e desenvolver projectos científicos, como o fizemos anteriormente, constituísse um mal. Opções clubistícas de quem usa palas nos olhos!!

1 comentário:

Anónimo disse...

Excellent, love it! » » »