quarta-feira, julho 12, 2006

IMPACTOS DE ASTERÓIDES EM PORTUGAL


IMPACTOS EM TERRITÓRIO PORTUGUÊS

Como resultado da pesquisa feita através do Google Earth, escrutinando muito rapidamente o território português continental, encontrámos algumas estruturas morfológicas que nos fazem supor terem sido originadas alguns milhões de anos atrás, por impactos de pequenos asteróides ou meteoritos. É evidente que a orografia e a geologia destas formações se encontram muito erosionadas pela meteorização progressiva ao longo dos milénios, seja por factores humanos (repare-se no aproveitamento das encostas de possíveis crateras para propósitos agrícolas) seja por factores do clima e da actividade geológica.


Em todo o caso ficam aqui as imagens retiradas ao Google Earth, e que se reportam a duas zonas em redor da região de Bragança, uma a Sul (a maior) e outra a norte, e ainda outra mais pequena situada perto de Aveiro (a leste do Estádio Municipal). Também apresentamos aquilo que já há alguns anos foi identificado como um possível ejecta de impacto a norte da Nazaré. Foi proposto na altura que poderia estar relacionado com o monte submarino Tore , o qual, pela sua morfologia, poderia tratar-se de uma estrutura de impacto situada no Oceano Atlântico, frente à costa portuguesa (Monteiro et al, 1997).


Relativamente a outros impactos menores e mais recentes, em 1877 foi descoberto em campo aberto, a cerca de um metro de profundidade, em Moreira do Lima (margem direita do rio Lima), um meteorito com 162 quilogramas. Muito mais recente, foi a queda em Ourique de um meteorito, no dia 28 de Dezembro de 1998 e que pesava perto de 20 quilogramas, e ainda o do Sabugal, cuja queda se deu a 27 de Novembro de 1999 e do qual apenas se recolheram alguns fragmentos.

4 comentários:

Anónimo disse...

Segundo informação recente, Tore pode estar perto de ser reconhecida como um impacto em oceano profundo (há muito poucos conhecidos no mundo). Infelizmente o Zé Monteiro deixou-nos antes de ver confirmada as suas suspeitas. E de terminar o seu estudo sobre o possível ejectito numa certa praia do oesta...

Fernando Martins disse...

O meteorito de Aldeia de Palheiros (Ourique) caiu já no dia 29 de Dezembro, de madrugada.
Não tenho nenhuma informação de um meteorito caído no Sabugal (a minha mulher é de lá...) em 27 de Novembro de 1999 - onde leu isso...?

Anónimo disse...

Best regards from NY! »

Anónimo disse...

sacanas... isto tá mal seus ...